Balanço da Campanha 2022- Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa
- Produção de vinho 2022: -7%, (dados: cerca de 10 mil hectares de vinhas certificadas; 2 mil famílias de viticultores;179 produtores de vinho).
- Numero de empresas com vinho no mercado = 124 (entraram 24 novas empresas e saíram 20).
- Vendas totais aumentaram 8,7%, o equivalente a cerca de + 5,4 milhões de garrafas, perfazendo um total de 67,7 milhões de garrafas.
- Crescimento das vendas suportado pela vendas do Vinho Regional de Lisboa que representa 97% do total, tendo as vendas de vinho branco aumentado 25%. Subida importante das DOP de Lisboa com Bucelas, Óbidos, Carcavelos, Colares e Lourinhã a atingirem valores pré-pandemia sustentadas pelo recuperação da restauração nacional.
- Exportação dos Vinhos de Lisboa com desempenho muito acima do total dos produtos certificados nacionais: + 4% em volume e + 7% em valor e + 3% em preço médio.
- Região de Lisboa alcançou em 2022 uma quota de 20% do total das exportações nacionais de vinhos certificados (exceto vinho do Porto).
- Exportações para a união europeia com desempenho (crescimento) muito acima das exportações para fora da Europa (países terceiros).
- Reino Unido passou a ser o principal mercado dos Vinhos de Lisboa.
- Dados finais das vendas no mercado nacional ainda não são conhecidos, perspectivando-se um aumento de quota de mercado de Lisboa suportado por um aumento muito significativo das vendas no canal Horeca (restauração), que deverão mais do que compensar a esperada quebra na grande distribuição.