Súmula dos Controlos de Vindima 2024 na Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa

Vinhos / Mostos / Uvas

Os controlos foram realizados pelos Técnicos da CVR Lisboa (Serviço de Controlo e Certificação) e das empresas subcontratadas: SGS e Bureau Veritas.

Foram realizadas 144 ações de controlo in loco de 15 de agosto a 15 de outubro que incidiram exclusivamente ou em conjunto sobre as existências de vinhos/mostos, com e sem aptidão DOP/IGP da Região (antes e/ou durante e/ou após o final da receção de uvas), sobre os trânsitos de vinhos/mostos e mostos concentrados e à receção de uvas nas adegas. Por ação de controlo entende-se a deslocação de uma equipa de controlo a um produtor/agente económico.

  • Foram objeto de controlo 84 produtores/agentes económicos, que representam mais de 95% do volume da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.
  • Nº de controlos de existências: 97 (78 agentes económicos controlados);
  • Nº de controlos de receção de uvas nas adegas: 52 (35 agentes económicos controlados).
  • Nº de controlos de trânsitos a granel: 10

Na sequência da apresentação do plano de controlos de vindima 2024, relativamente aos controlos à entrada de vinhos/mostos sem aptidão DOP/IGP de fora da Região, verificaram-se as seguintes situações:

  • Produtores que optaram por deixar de trabalhar com produtos com aptidão DOP/IGP da Região; 
  • Produtores que optaram por não adquirir vinhos/mostos de fora da Região durante o período de vindimas;
  • Apenas um agente económico procedeu à aquisição de vinhos/mostos (não concentrados) de fora da Região durante o período de vindimas.

Viticultores / Parcelas de Vinha

Os controlos foram realizados por 1 Técnica da CVR Lisboa (Coordenadora do Gabinete de Rotulagem e Registos) em conjunto com 1 Técnico do INIAV-Dois Portos. 

Foram objeto de controlo físico na exploração, 21 viticultores e um total de 95 hectares de vinha DOP/IGP.

Nota 1: No seguimento dos controlos realizados aos produtores/agentes económicos e aos viticultores, a CVR Lisboa irá proceder a uma amostragem de controlo de rastreabilidade, incidente sobre os documentos contabilísticos das transações realizadas.

Controlos no âmbito da medida de Destilação de Crise

Os controlos foram realizados pelos Técnicos da CVR Lisboa (Serviço de Controlo e Certificação)

Foram controlados 3 agentes económicos e um total de 19 lotes de vinho

Os controlos incidiram no controlo dos trânsitos para a destilaria e na colheita de amostras para controlo analítico dos vinhos para confirmação da identidade dos lotes de vinhos certificados pela CVR Lisboa e aprovados para a medida de destilação.

© Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por bomsite